
Foto: Daniel Lobo
biografia
Chico Oliveira (1986-2020) foi multi-instrumentista, compositor, professor e ativista político. Iniciou sua formação musical ainda criança, sendo aluno de Nelson Duriez, e em seguida, na adolescência, participou por cinco anos das "Oficinas de Música universal", de Itiberê Zwarg. Integrou por três anos, a convite deste último, a "Itiberê Orquestra Família", com quem fez turnês no Brasil e América Latina. Ainda jovem começou a dar aulas particulares de baixo e violão e a tocar na noite, com bandas de baile como Samba Plugado, Trio Dobrado e Dom Quixote. Com a banda instrumental Acuri, ganhou alguns prêmios, como o da “Trama Virtual” e do “Festival Tápias”.
Em sua frutífera carreira como músico integrou diversos grupos, como Monobloco, Cordão do Boitatá, Rio Maracatu, Quarto e Cozinha, Alma e os Penados; fez parte da banda de artistas como Gabriel o Pensador e Marcelo Mimoso; co-fundador do Conjunto Noites do Norte, gravou o disco autoral de estreia da banda, tendo composições suas no repertório; participou da gravação de discos de Luiza Sales, Orquestra de Sopros da Pro Arte, Itaercio Rocha; e dividiu o palco com gigantes da música brasileira, como Gilberto Gil, Marisa Monte, Elza Soares, Hermeto Pascoal, Hamilton de Holanda, João Donato, Jards Macalé, entre muitos outros.
Chico Oliveira deu aulas particulares de música por mais de 15 anos, compôs trilhas sonoras para TV e publicidade, tocou em peças de teatro ("Gota D'água", "Inutilezas"), se engajou na política, sendo um dos principais organizadores do bloco Nada Deve Parecer Impossível de Mudar, e do Movimento Ocupa Carnaval. Teve, enfim, uma carreira musical múltipla, profunda e marcante, apesar de sua partida precoce.
Em reconhecimento a seu talento e serviços prestados à arte, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro lhe concedeu, post-mortem, a medalha Tiradentes e o respectivo diploma, em 2021. Chico deixa uma obra ainda a ser descoberta, com composições inéditas antigas e mais recentes, como a canção “Enquanto o Fole Respirar”, vencedora do prêmio de Melhor Composição de Música Popular no Festival de Música Rádio MEC em 2020, e "Sem Fronteiras", composição que ganha, em 2022, single e clipe.