Enquanto o Fole Respirar
Chico Oliveira, 2019
Gravação feita por Márcia Medeiros
acervo
chico oliveira
A produção de um acervo é, sobretudo, um trabalho de memória. Construir um espaço, físico ou digital, que possa reunir objetos e documentos que nos ajudem a recontar a história de vida e também a apresentar de maneira sistematizada a obra artística de um músico que já não mais está entre nós seria por si só justificativa suficiente para a realização deste projeto.
No entanto, temos ainda uma outra intenção com esse acervo que agora começa a se organizar a partir desta plataforma digital. Não queremos só lançar luz ao passado, mas também projetar no presente e no futuro a potência criativa, insurgente e afetiva que o Chico transmitia em vida.
Chico Oliveira, aos 33 anos de idade, já havia percorrido uma carreira admirável, construída a partir da atitude rebelde que o fez abandonar os estudos formais no ensino médio e se dedicar integralmente à carreira de músico. O que poderia parecer um arroubo impulsivo de um jovem deu lugar a um senso de responsabilidade e profissionalismo que impressionava qualquer um que o conhecesse. Música era coisa muito séria. Tanto que, nas mãos dele, se tornou também ferramenta de transformação social e ação política.
Portanto, organizar o acervo de um jovem músico que se foi cedo demais é muito mais do que organizar uma obra deixada, um legado já constituído. Muito pelo contrário, há muito ainda a ser feito para que suas composições possam ser gravadas e tocadas. E, sobretudo, é isso que desejamos: que suas partituras possam ser interpretadas de maneira diversa, que estejam em diálogo com o tempo presente, que sua música seja tocada; que através da sua história e da sua música, que o Chico possa seguir reverberando e inspirando pessoas nesse mundo.
Este acervo é fruto de um trabalho coletivo e que está em permanente construção.
Agradecemos a cada pessoa que contribuiu enviando seus arquivos e compartilhando suas memórias.
Caso você queira contribuir com o nosso acervo com registros de fotos, vídeos, documentos ou mesmo um relato textual, entre em contato conosco através do e-mail: acervo.chicooliveira@gmail.com